Alou, braslemmers!
Acabei de pegar um trampo muito bom e me mudar para uma cidadezinha no interior (8000hab), então aproveitei esse desconto do governo pra comprar financiar meu primeiro carro, depois de anos de biketivismo, car-shaming e anarquismo cosmopolita metropolitano.
Queria muito um carro elétrico, mas minha nova cidade é tradicionalmente um lugar com enchentes que bloqueiam as muitas estradas de terra, então achei que poderia ser ingênuo e tolo pagar R$140000+ por um Kwid que amassa feito uma latinha de refrigerante e cuja bateria entraria em curto-circuito na primeira enchente.
Aí passei a me convencer, provavelmente falsamente, de que abastecer meu novo carro movido a combustão com etanol seria uma alternativa menos horrível ao materializar meus privilégios energéticos sobre a biosfera. Será mesmo? Alguém aqui tem carro e abastece com etanol? Sei que financeiramente não vale a pena, mas parece tão mais razoável abastecer com algo que está em um sistema cíclico em vez de uma mineração undirecional. Ainda assim, essas monoculturas parecem esgotar o solo e ter impactos ambientais horrendos. Será que precisa ser assim?
Vamos trocar uma ideia sobre o impacto ambiental dos nossos meios de transporte!